terça-feira, 7 de maio de 2013

A Via XVIII Romana ou Geira Classificada como Monumento Nacional



I

A satisfação aqui expressa pela Via Nova (XVIII) ou Geira ser Monumento Nacional.
Dec. Lei 5/2013 de 6 de Maio de 2013

II

 O que fizeram o Gabinete de Arqueologia da CMBraga, a CMB, a Universidade do Minho(Secção de arqueologia) para perpetuar esta ligação a Bracara Augusta nesta nossa rua de S.Vicente (Via XVIII) ? 

III

Nada! Mas ainda podem fazer algo se tiverem vontade, cultura, respeito pela historia. Sairíamos todos enriquecidos.

- // - // -
Ver P.F. Comentário resposta muito interessante.
- // -  // -
Foi publicado hoje, em DR, a classificação da Geira (ou Via Nova) como Monumento Nacional!Uma excelente notícia para o Minho, sobretudo num monumento que tem o seu início em Braga...aqui fica o repto para a nossa cidade saber extrair dividendos desta classificação.

1 comentário:

  1. Aqui deixo alguns comentários sobre o tema retirados do FACE:

    JovemCoop Natureza Cultura - Bem lembrado, Rua S. Vicente Braga!!!
    há 7 horas · Gosto

    Francisco Sande Lemos - Uma questão pertinente mas apenas posso responder pela Unidade de Arqueologia. A verdade é que a UAUM através de conferências promovidas pela Biblioteca Pública de Braga e roteiros ou textos para o público em geral divulgou repetidamente o traçado da VIA NOVA (XVIII). E propôs em concreto que fosse erguida no Largo de São Francisco uma memória física com base numa réplica da ara aos deuses viários descoberta no local. O investimento para o efeito seria limitado. Num ponto da cidade onde transitam muitos bracarenses e visitantes não passaria despercebida tal memória. Porque motivo a CMB não aderiu a esta ideia? Como sempre há interesses escondidos...que desembocam na zona das Sete Fontes e não só. À CMB não interessa a valorização da VIA NOVA no concelho de Braga por um motivo simples: o trajecto do caminho romano segue pelo lado Norte do Vale das Sete Fontes e depois desce ao Cávado via Adaúfe. O poder do eng. Mesquita Machado é tal que a minha proposta de classificação do trajecto da Via entre a Capela das Sete Fontes e Adaúfe foi recentemente arquivada. A Unidade de Arqueologia não tem meios financeiros nem influência política. A sua principal arma é o conhecimento e a sua divulgação junto da comunidade.
    há 5 horas · Editado · Não gosto · 2

    Rua S. Vicente Braga - Caro Francisco Sande Lemos agradecemos o contributo para os cidadãos saberem sempre mais. Braga seria mais interessante com as vias todas assinaladas através dum "traço" a cor no chão e com as memorias (sinalética da mesma cor) mencionadas nas fachadas dos edifícios(identificados) para os residentes, cidadãos, turistas aprenderem, gostarem e criar sinergias culturais, rentabilidades turística s que sustentariam esses pequenos investimentos. Mas na pratica o que se faz, quando aparece algo logo se esconde e depois temos uns "livros académicos" que não dizem nada à população, nem tão pouco criam riqueza. A meu ver é necessário abertura total com a população, ter "orgulho em mostrar " e explicar a história, pois diz respeito aos moradores, aos Bracarenses.Pelo esclarecimento,pelo ensino todos entenderão que o "Calhau" afinal teve, fez parte de uma cultura que nos foi legada e que temos que honrar. Obrigado mais uma vez.
    há 5 horas · Gosto · 1

    ResponderEliminar